Prática reflexivas:


1) Para que ensinar o que estou propondo?
A proposta desse estágio é a prática de conjunto, onde o aluno é preparado não apenas tecnicamente  praticando os conceitos para uma boa execução instrumental, mas também explorando o caráter emocional, afetivo e social, o respeito por seu instrumento e os demais músicos envolvidos no processo.

2) Como ensinar?
Neste sentido estou desenvolvendo aulas individuais, onde são explanadas as partes da peça a ser executada, como: introdução, solo, ritmo, andamento etc. A maioria dos alunos já tem um razoável conhecimento técnico de seu instrumento, todos lêem tablatura e cifras o que facilitou a nossa comunicação, o processo de transmissão entre eu e os alunos se dá por meio da execução prática de cada etapa anteriormente mencionada.

3) Como meu aluno pode aprender?
O aprendizado se dá por meio prático, haja visto que os alunos já tem um razoável conhecimento técnico e teórico, lógico que alguns com mais desenvoltura devido ao tempo de estudo e experiência já adquirida ao longo de seus estudos. Após todas as definições das partes que envolve a música a ser executada, o aluno é desafiado a ler a tablatura do solo introdutório, sem a preocupação com a divisão rítmica do mesmo, em primeira instância o que nos interessa é a digitação e as notas melódicas, sua memorização é feita através de seguidas repetições e posteriormente realizamos a melodia dentro da métrica rítmica.

4) Como avalio essas aprendizagens?
Como estamos trabalhando com alunos de níveis técnicos diferentes, alguns entraves aparecem, alguns tem maior dificuldade em manter o ritmo, outros a velocidade, sonoridade irregular, mas tudo isso é resolvido de acordo com a necessidade do momento, através da repetição onde isolamos aquele determinado problema, e refazemos as correções necessárias. Ainda não sendo possível o completo solucionamento, o aluno é instruído a praticar fora do ambiente escolar tais tarefas a fim de eliminar esses problemas.

5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado com detalhes sobre como fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um assunto ou prática que o aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma boa execução rítmica, começamos por essa etapa, pois assim o aluno sente-se confiante para passar para a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um grau de dificuldade maior.

6) Relação do conteúdo com o contexto


Como estamos trabalhando a prática em conjunto, é essencial o conhecimento do papel que cada aluno envolvido se coloca dentro desse projeto, o ouvir e ser ouvido; seu instrumento ser percebido dentro de um grupo no momento propício, e também ouvir os demais colegas esse convívio faz com que o aluno perceba a importância de uma prática coletiva, onde um depende do outro e essa troca de ideias e conhecimento é parte fundamental para um resultado final positivo e satisfatório.