Prática reflexivas:
1) Para que ensinar o
que estou propondo?
A proposta desse
estágio é a prática de conjunto, onde o aluno é preparado não apenas
tecnicamente praticando os conceitos
para uma boa execução instrumental, mas também explorando o caráter emocional,
afetivo e social, o respeito por seu instrumento e os demais músicos envolvidos
no processo.
2) Como ensinar?
Neste sentido estou desenvolvendo aulas individuais, onde são
explanadas as partes da peça a ser executada, como: introdução, solo, ritmo,
andamento etc. A maioria dos alunos já tem um razoável conhecimento técnico de
seu instrumento, todos lêem tablatura e cifras o que facilitou a nossa
comunicação, o processo de transmissão entre eu e os alunos se dá por meio da
execução prática de cada etapa anteriormente mencionada.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aprendizado se dá por
meio prático, haja visto que os alunos já tem um razoável conhecimento técnico
e teórico, lógico que alguns com mais desenvoltura devido ao tempo de estudo e
experiência já adquirida ao longo de seus estudos. Após todas as definições das
partes que envolve a música a ser executada, o aluno é desafiado a ler a
tablatura do solo introdutório, sem a preocupação com a divisão rítmica do
mesmo, em primeira instância o que nos interessa é a digitação e as notas
melódicas, sua memorização é feita através de seguidas repetições e
posteriormente realizamos a melodia dentro da métrica rítmica.
4) Como avalio essas aprendizagens?
Como estamos
trabalhando com alunos de níveis técnicos diferentes, alguns entraves aparecem,
alguns tem maior dificuldade em manter o ritmo, outros a velocidade, sonoridade
irregular, mas tudo isso é resolvido de acordo com a necessidade do momento,
através da repetição onde isolamos aquele determinado problema, e refazemos as
correções necessárias. Ainda não sendo possível o completo solucionamento, o
aluno é instruído a praticar fora do ambiente escolar tais tarefas a fim de
eliminar esses problemas.
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado
com detalhes sobre como fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um
assunto ou prática que o aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma
boa execução rítmica, começamos por essa etapa, pois assim o aluno sente-se
confiante para passar para a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um
grau de dificuldade maior.
6) Relação do conteúdo com o contexto
Como estamos trabalhando a prática em conjunto, é
essencial o conhecimento do papel que cada aluno envolvido se coloca dentro
desse projeto, o ouvir e ser ouvido; seu instrumento ser percebido dentro de um
grupo no momento propício, e também ouvir os demais colegas esse convívio faz
com que o aluno perceba a importância de uma prática coletiva, onde um depende
do outro e essa troca de ideias e conhecimento é parte fundamental para um
resultado final positivo e satisfatório.