Meu projeto de Estágio:
O projeto será aplicado na escola
de música JAM instituto musical, situada em bairro central da cidade, atende
alunos de variada faixa etária, consta com um quadro de seis professores
especialistas em seus respectivos instrumentos, que constam de: Violão,
guitarra, contrabaixo, viola, bateria, teclado, a escola oferece uma boa
estrutura física com salas específicas e isoladas para cada instrumento, essas
são equipadas com instrumentos, amplificadores, aparelho de som, computadores,
impressoras e material didático de apoio, consta também com espaço para
apresentações de alunos, professores e músicos convidados. As aulas nessa unidade de ensino
são semanais com duração de uma hora cada aula, e as mesmas são ministradas
individualmente (um aluno por horário)
Tema do projeto:
O tema central será a prática de conjunto, com a execução de
procedimentos técnicos como: andamento, ritmo, precisão, dinâmica etc. enfim
todos os processos para alcançar com
êxito a prática em conjunto. Fazer com que os alunos conheçam tais
procedimentos distribuídos em cada instrumento individualmente e em seguida
coletivamente. O objetivo é a conscientização rítmica, o fortalecimento dos
conhecimentos já adquiridos, natos dos alunos envolvidos e o amadurecimento
desses conhecimentos com a prática musical. A metodologia será TECLA de
Swanwick:
T –
Técnica (manipulação de instrumentos, notação simbólica, audição).
E –
Execução (cantar, tocar).
C –
Composição (criação e improvisação).
L –
Literatura (história da música).
A –
Apreciação (reconhecimento de estilos / forma / tonalidade / graus).