Aula 3- 4
Este nosso último estágio está sendo muito promissor, devido ao fato de ser de escolha livre, ou seja; podermos escolher a unidade de ensino, isso nos dá a oportunidade de se trabalhar com entidades e organizações as quais estão fora do foco de escolas públicas onde a realidade do ensino musical é bem diferente dessas organizações. Contudo pude perceber através dos fóruns e blogs dos colegas, que este último estágio está sendo bem mais musical que os anteriores e isso é algo enriquecedor para nós e nossos alunos!
1) Para que ensinar o que estou propondo?
Para a integração dos assuntos pertinentes ao ensino musical como: teoria, técnica de execução de cada instrumento envolvido, desenvolver o senso de responsabilidade do aluno, bem como sua coordenação motora e auditiva através da prática musical.
2) Como ensinar?
Através de recursos técnicos e da própria prática em si, recursos esses como a introdução de metrônomo, bateria eletrônica, com o intuito de desenvolver a percepção rítmica de cada aluno além de estabelecer a precisão em sua execução. O ensino de grupo também será desenvolvido com os alunos, pois esses estarão tocando juntos a mesma peça musical compreendendo as etapas e meios para a prática musical em conjunto.
3) Como meu aluno pode aprender?
Primeiramente pela observação, as orientações dadas pelo professor devem ser compreendidas e absorvidas pelos alunos, as dúvidas serão resolvidas de imediato e se preciso for; o caso em questão será isolado e estudado separadamente até que seja solucionado por completo, os alunos envolvidos já têm um conhecimento prévio dos elementos musicais como: acordes, leitura de cifras e tablaturas, conhecimento e execução de ritmos básicos, com isso o aprendizado se torna mais fácil e atraente para eles.
4) Como avalio essas aprendizagens?
Como um processo que se estende não só no caráter musical, mas também compreende o lado de sociabilidade, sendo que o aluno envolvido aguça outros lados de sua própria personalidade, como o compromisso de executar tal peça musical com os demais colegas, assim sendo fica estabelecido o respeito mutuo entre os executantes onde se ouve e se é ouvido dentro do contexto musical como um todo.
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
Todas as etapas estabelecidas para a prática de conjunto foram organizadas em uma sistemática gradativa de aprendizado, cada aluno estuda o material proposto individualmente para que todas as dúvidas que possam surgir sejam sanadas, e posteriormente são agregadas funções e técnicas de um maior grau de dificuldade, como a divisão das partes da peça a ser executada; introdução, solo, acompanhamento, andamento etc.
6 ) Relação Escola/Locus com a Sociedade
Como dito anteriormente, a sociabilização da prática de conjunto talvez seja o ponto mais alto na questão de troca de conhecimentos, pois a dúvida ou dificuldade de determinado aluno pode ser a mesma de um outro, com isso a troca de ideias se torna mais fácil pois o pensamento está direcionado ao mesmo tópico ou assunto, onde os próprios alunos se ajudam mutuamente em razão da execução coletiva.