Recital Final


Chegamos ao final de mais uma etapa! neste vídeo está retratado o resultado de todo um trabalho percorrido não somente nesse estágio 4, mas durante todo o curso de licenciatura em música!
Vimos a importância de ser ter um estudo dirigido e sistematizado, para que os resultados almejados possam vir a ser alcançados. Contudo todos os entraves que tivemos durante esse período foram contornados e sanados em tempo hábil, e com isso ganhamos maturidade ao ensinar.
Nossos pensamentos e atitudes quanto ao ensino musical se transformou e continuará se transformando durante nossa carreira, 
Concluindo, destaco também o quanto precisamos como educadores musicais, rever alguns conceitos relativos ao ensino e à aprendizagem de música, dentro e fora do ambiente escolar e, consequentemente, nossas práticas educativas. Assim procedendo, teremos músicos mais completos em sua formação técnico e teórica, dispondo de recursos que favoreçam suas habilidades, competências e criatividade, e que essas possam estar entrelaçadas e participativas, com a realidade vivenciada na música em nossa contemporaneidade.


                                           Ensino formal X informal


Aqui venho colocar algumas análises sobre esses dois procedimentos dentro da educação musical. coloco a disposição dos leitores relatos e estudos de autores e pesquisadores referentes a essas modalidades de ensino, e consequentemente o leitor possa refletir sobre tais procedimentos não como um meio comparativo indagando qual desses processos possa ser o melhor, mas sim, como eles possam se relacionar e se completarem!



O termo "Educação Musical" abrange muito mais do que a iniciação musical formal, isto é, é educação musical aquela introdução ao estudo formal da música e todo o processo acadêmico que o segue, incluindo a graduação e pós-graduação; é educação musical o ensino e aprendizagem instrumental e outros focos; é educação musical o ensino e aprendizagem informal de música. Desse modo, o termo abrange todas as situações que envolvam ensino e/ou aprendizagem de música, seja no âmbito dos sistemas escolares e acadêmicos, seja fora deles. (ARROYO, 2003).

Uma das diferenças entre os modos de aprender formal e informal reside no fato de que o primeiro foca mais na figura do professor que tem sempre conteúdos a serem ensinados e os alunos tendem a ser receptores mais passivos no processo de ensino-aprendizagem (GREEN, 2001).
O processo formal implica também numa escolha e sistematização de conteúdos legitimados pela Escola e que normalmente são transmitidos de forma gradativa, ou seja, do simples ao complexo.

Professor e aluno!