Ensino formal X informal
Aqui venho colocar algumas análises sobre esses dois procedimentos dentro da educação musical. coloco a disposição dos leitores relatos e estudos de autores e pesquisadores referentes a essas modalidades de ensino, e consequentemente o leitor possa refletir sobre tais procedimentos não como um meio comparativo indagando qual desses processos possa ser o melhor, mas sim, como eles possam se relacionar e se completarem!
O termo
"Educação Musical" abrange muito mais do que a iniciação musical formal, isto é, é
educação musical aquela introdução ao estudo formal da música e todo o processo acadêmico
que o segue, incluindo a graduação e pós-graduação; é educação musical o ensino e
aprendizagem instrumental e outros focos; é educação musical o ensino e aprendizagem
informal de música. Desse modo, o termo abrange todas as situações que envolvam ensino e/ou
aprendizagem de música, seja no âmbito dos sistemas escolares e acadêmicos, seja fora deles. (ARROYO, 2003).
Uma das diferenças entre os modos
de aprender formal e informal reside no fato de que o primeiro foca mais
na figura do professor que tem sempre conteúdos a serem ensinados e os alunos
tendem a ser receptores mais passivos no processo de ensino-aprendizagem (GREEN, 2001).
O processo formal implica também
numa escolha e sistematização de conteúdos legitimados pela Escola e que
normalmente são transmitidos de forma gradativa, ou seja, do simples ao
complexo.
Professor e aluno!
